domingo, 13 de fevereiro de 2011

Autocarros

Como qualquer estudante deslocada, estou dependente destes veículos para me mover pela cidade. Não é necessariamente mau - a STCP, quando comparada com muitas outras empresas com o mesmo propósito em que eu já tive a infelicidade de ter de andar, sai claramente a ganhar.
O problema não é a STCP. O problema são as pessoas que frequentam os autocarros.
Quem é que já andou num autocarro destes? (Estou à espera que uma multidão de pessoas invisíveis coloque mãos no ar) Ora, todos nós sabemos que quando todos os lugares estão cheios, ou quando não vamos viajar durante muitas paragens, é suposto irmos de pé e agarrarmo-nos àqueles postes azuis, horizontais e verticais, caso contrário vamos parar ao chão antes do autocarro arrancar (se o motorista estiver num dia bom, claro).
O problema é que nem toda a gente tem a mesma ideia sobre para que é que aqueles postes servem. Já não é a primeira vez que, num autocarro semi-cheio, estão 2,3 pessoas agarradas a um desses postes e uma alma inteligente decide que aquilo é um bom encosto, com mãos e tudo. E as pobres pessoas, que só querem manter-se de pé, alí ficam, com as mãos esmagadas entre o poste e as costas de alguém. Na maioria das vezes é necessário chegar ao ponto de pedir a esta pessoa que se desencoste para podermos resgatar de novo as nossas mãos.
No outro dia aconteceu-me um caso mesmo flagrante. Eu provavelmente era das poucas pessoas de pé no autocarro, porque estava a fazer uma viagem relativamente curta. A duas paragens de eu sair, entrou uma senhora, que, ao ver cerca de 10 postes desocupados no autocarro inteiro, decidiu que o melhor para se encostar era aquele onde eu tinha a minha mão. Depois de tossir várias vezes para ver se ela dava pela idiotice que estava a fazer, lá tive que resgatar a minha mão à força para carregar no STOP.
Podia ter sido mais bruta, mas arriscava-me a não ter sangue suficiente na mão para me defender depois de a insultar.
O meu apelo é: pessoas que lêem este blog (neste momento eu e o meu gato) - por favor, respeitem o próximo no autocarro. Especialmente se o próximo for eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário